Levantamentos, Inspeções e Avaliações de Equipamentos

Levantamentos, Inspeções e Avaliações de Equipamentos

INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE COMBATE A INCÊNDIO


A realização da inspeção de equipamentos de combate a incêndio é uma ação altamente necessária a fim de garantir que extintores, mangueiras e hidrantes apresentem perfeito funcionamento quando solicitados.

Por isso, a inspeção desses tipos de equipamentos deve ser realizada apenas por profissionais capacitados para este fim, uma vez que, após o término das verificações, são emitidos laudos que devem ser guardados para serem apresentados durante a fiscalização de agentes governamentais, como o Corpo de Bombeiros.

Saiba como é feita a inspeção de equipamentos de combate a incêndio. A inspeção profissional difere da amadora, pois nela são realizados testes e verificações em todos os componentes dos equipamentos de combate a incêndio a fim de certificar seu total funcionamento, estado de conservação e apontar a necessidade de manutenções. É válido ressaltar também que inspeções visuais são indispensáveis e podem ser feitas mesmo por pessoas não treinadas; porém, em hipótese alguma, elas substituem aquelas realizadas por profissionais, que são mais completas e efetivamente confiáveis.

Conheça os equipamentos de combate a incêndios mais comuns e suas inspeções:

Inspeção de mangueiras:



A inspeção das mangueiras pode incluir a realização de testes hidrostáticos e deve ser feita ao menos uma vez ao ano. Os profissionais verificam todos os componentes, tais como engates e acoplamentos, bem como a presença da chave storz. Mangueiras com defeitos podem apresentar queda em seu rendimento, tais como: perda de pressão do jato de água e até vazamentos. Além disso, devem ser enroladas corretamente para estarem sempre prontas para o uso;

Inspeção de extintores:


A verificação dos extintores inclui a checagem de componentes como válvulas e lacres, além de seu correto posicionamento nos ambientes, que não podem apresentar elementos que dificultem seu acesso e utilização em situações de emergência. Além disso, é preciso se certificar de que o extintor adequado está disponível para uso, afinal cada tipo é indicado para combater o fogo em materiais e locais específicos, tais como componentes químicos, presença de eletricidade e materiais combustíveis;

Inspeção de bombas e hidrantes:


Dotados de conectores que permitem o acoplamento das mangueiras de incêndio, as bombas e hidrantes devem ser inspecionados anualmente, uma vez que pancadas, por exemplo, podem deformar os engates, fator que acarreta em problemas na vedação.